sexta-feira, 28 de setembro de 2012

DICAS DE AMSTERDAM - A VENEZA DO NORTE


                                                        NOTA 4,5



Amsterdam  cidade das orquídeas e capital da Holanda  é uma cidade encantadora ,  A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional, sua zona de meretrício  o "Bairro da Luz Vermelha", seus coffeeshops liberais, e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a "Veneza do Norte" é uma cidade que oferece muitos pontos turísticos interessantes aos seus visitantes , e entre os principais pontos se destacam o:
O Concertgebouw  que é uma magnífica sala de concertos, com programação variada e de ótima qualidade. Recomendo a todos uma visita - mesmo aos não fanáticos pela música - para que desfrutem da acústica, da beleza e do requinte deste local. Certamente ficará para sempre na memória.  detalhes importantes : ingressos para concertos dão direito a transporte gratuito (ida e volta) pelos TRAMS (bondes) e ônibus da cidade, e a tradicional champagne é oferecida aos público nos intervalos, o visual do prédio já vale a visita.
O Canal Prinsengracht : lindo canal com o típico de tudo que conhecemos dos Países Baixos: barcos de turismo passando pelo canal, muitas  bicicletas circundando o mesmo e a arquitetura clássica holandesa ao redor. Vale muito a visita .
A Casa de Anne Frank : O lugar é bem emocionante e triste  por toda a história vivida  por ali! A experiência em entrar na casa e conhecer a história de Anne Frank e sua família a partir do lugar onde eles viveram nos coloca mais próximos a toda a situação. No final te um espaço interativo e um café com as diversas publicações do diário de Anne Frank. O café tem fotos bem interessante. É um museu, que embora traga acontecimentos de tempos anteriores, nos provoca a refletir o quão atual é a história de Anne Frank. Próximo ao museu há opção de fazer um passeio de barco pelos canais.
O Museu Van Gogh grande seleção de obras de Van Gogh. A curadoria é fantástica na organização do acervo e das informações sobre a obra. É fascinante estar entre tantas obras deste grande mestre. Um dos melhores programas em Amsterdã. 
O Museu Nacional Rijksmuseum  :o museu todo é muito bem organizado, o acervo é incrível, muito bem distribuído e didático, além do espaço, que é maravilhoso com uma arquitetura fantástica , bom acervo .



Os Canais de Amsterdam diferente de Veneza os canais não fedem , o visual é lindo , e normalmente tem muitas flores para serem apreciadas , vala a pena um passeio de barco .
O Bairro Jordaan que é um bairro tradicional de Amsterdam com muitos canais e monumentos! É ideal para um passeio a pé! Há vários mercadinhos, lojas e pubs! Os prédios tem estilo holandês! Se tira fotos ótimas nessa região principalmente no inverno! Nessa região fica ainda a Casa de Anne Frank, um dos principais pontos turísticos da cidade!
O Vondelpark  que é o maior parque de Amsterdam e é muito bonito e limpo... possui diversos caminhos para passear e principalmente pedalar. Como em toda a cidade o parque fica infestado por bicicletas ... para quem é de fora é uma atração a parte. No inverno o lago congelado fica tomado de pessoas patinando ... uma paisagem realmente inesquecível . 
A Begijnhof  essa vila fica escondidinha no centro da cidade e é, com certeza, um lugar muito pitoresco. Algumas casinhas lindas que cercam um jardim verde, parece até um cenário de filme antigo. O mais legal é saber que ainda há pessoas que moram no local. Não deixe de visitar.
A Museumplein   praça onde estão localizados 3 museus de Amsterdã assim como a inscrição em letras gigantes I AMSTERDAM : obrigatório tirar fotos das Letras  , ponto turístico muito legal da cidade. Há um gramado muito bem cuidado  acesso  muito fácil a pé.
O Museu Maritimo Nacional Het Scheepvaartmuseum um museu imperdível! O prédio é belíssimo, o hall de entrada é fantástico e as salas de exposições sensacionais. Uma verdeira aula da história da navegação, com instrumentos raríssimos, inclusive com obras de arte do mais alto bom gosto. O restaurante é muito bom e possui uma vista fantástica. Recomendo a visita .
O museu de Cera Madame Tussauds que não é tão completo como o de Londres , mas é muito bom . 

O Scheepvaarthuis  monumento em art déco excelente aspecto exterior, muito bem elaborado e talhado, e bem enquadrado nos canais. Passe por aqui e tire umas fotos.

O bairro da luz Vermelha que é um local turísticos onde ficam as prostitutas em suas casinhas em ruelas bem estreitas a espera dos clientes , lugar diferente e interessante de conhecer mesmo estando com a família . Amsterdam não é uma cidade cara para se fazer turismo a gastronomia é baseada em peixes e frutos do mar , e mesmo sendo liberado o uso da maconha em alguns locais , não percebi ninguém drogado nos dias que estive por lá , recomendo para se hospedar o hotel 4* Banks Mansion que é muito bom e serve grátis bebidas ( vinhos , champagnes e snacks ) durante 24 horas em um bar na recepção , e fica perto de uma praça cheio de barzinhos para você curtir a noite , este hotel pode ser reservado pelo site www.booking.com  , Amsterdam é uma cidade muito fria então eu recomendo que a visita seja feito entre maio e agosto , não é necessário visto e é obrigatório ter um  seguro  no valor de 30 mil euros , para entrar no país. 4 dias inteiros é um tempo razoável para você conhecer Amsterdam.

                        twitter     @luizviajante

                   clique nas fotos para ampliar


                                                                                     Museumplein

























































 
 
 
 Concertgebouw 
 
 
 
 



































































DICAS BRUXELAS - A CAPITAL DA EUROPA

  
                       NOTA 4,5

Bruxelas é muito pouca conhecida pelos turistas brasileiros mas eu acredito que seja uma das mais belas capitais da Europa , capital da Bélgica ela  reserva muitas emoções para aqueles que resolvem ir conhece-la , além de ser uma cidade com muito verde e jardins maravilhosos , ela é muito organizada e limpa e também possui pontos turísticos fantásticos , esta entre as minhas preferidas , é bem agitada e tem  muitas coisas para conhecer e fazer , entre os pontos turísticos mais visitados  estão  :
A Grande Praça  ( Grand Place) que é um lugar incrível. Sem dúvida uma das mais lindas praças do mundo. Nos arredores existem diversos lugares com comida típica, incluindo os deliciosos waffles e também vários "cafés" onde são encontradas as melhores cervejas belgas . O Hotel De Ville  a construção é de fazer o queixo cair , localizada na Grand Place, chama a atenção por sua magnitude e beleza , surpreende pelo acervo e pela disposição do material dentro do museu é cobrado entrada mas vale a pena pois o aprendizado é muito grande e vale a pena  . O Musée David et Alice van Buuren  este lugar é o sonho de um amante Art Déco o banqueiro e artista amador Van Buuren utilizou a sua amizade extensa com os artistas (e o dinheiro) para construir uma casa no estilo Art Deco (revolucionário na época) exatamente como ele queria, utilizando apenas os melhores elementos isto aplica-se também ao jardim do museu que é maravilhoso . A Forët de Soignes  que é uma exuberante floresta nos arredores da cidade a floresta de Soignes (do Zoniënwoud em neerlandês) é uma floresta deslumbrante a sudeste de Bruxelas. A pé, é tão grande que é perigoso se perder, não obstante os mapas ocasionais com você está aqui indicadores, a floresta é famosa por suas áreas como check-catedral povoada com majestosas Beeches ,a floresta parece quase  intacta, floresta virgem, mas na verdade, é principalmente o resultado de plantação em  grande escala de árvores há mais de cem anos. Todavia, a presença de veados e outros animais selvagens é suficiente para dar-lhe carácter selvagem único. O contraste com Bruxelas nas proximidades não poderia ser maior, ainda há uma linha do eléctrico conveniente de Bruxelas, que pode deixar-te na extremidade norte da floresta . O  Jardim de Petit Sablon vale a pena uma caminhada por esse pequeno espaço encravado entre belo edifícios históricos repleto de flores, fontes e estátuas de mártires belgas , o jardim é bem cuidado e tranquilo.

A Catedral de São Miguel e Santa Gúdula é uma igreja gótica construída ainda no século XIII sobre as fundações de uma antiga igreja romana. Ela situa-se em uma praça moderna muito próxima à principal área turística da cidade , é uma igreja bonita, com um púlpito muito diferente esculpido em madeira escura. Vale a visita . O Parque Bois de la Cambre uma visita para não perder. Para os moradores, é o passeio  comum durante o fim de semana em que você tem a sensação de que você está na zona rural enquanto você permanece no centro da cidade, a poucos minutos a pé da Avenida Louise . 
A Mini Europa fica ao lado do Atomium , as crianças adoram a interatividade que as estações dos diferentes países permite , a maioria das maquetes é rica em detalhes. O Planetarium  também localizado próximo ao Atomium , é muito interessante com apresentações diferenciadas no transcorrer do dia 
O  Atomium para quem gosta de conhecer coisas diferentes e inovadoras, vale a pena visitar , o preço para entrada não vale o custo benefício, mesmo assim o local é lindo para tirar fotos por fora, no seu ponto mais alto a vista de toda a cidade é maravilhosa, lojas de suvenir por perto, lanchonetes, porém distante da cidade, é a última parada de uma linha de metrô, super diferente e impressionante, vale a pena conhecer. O Museu Real das Forças Armadas que  é muito grande e super completo. Tem muitos objetos que contam bastante sobre a história belga e europeia. contam sobre as  sobre as guerras mundiais e há vídeos e sons que fazem o visitante se sentir naquela época. Há a reprodução de um bunker, de um submarino, é possível "viajar" naquele lugar. Vale muito a pena conhecer, mas a visita é um pouco demorada ,  a entrada é gratuita.
O Moof museu que fica dentro de um shopping ao lado da estaçao de trem central é proprio para crianças e mostra muitos personagens de história em quadrinho , muito legal vale a pena O Museu de Instrumentos Musicais para quem curte instrumentos musicais, está entre os melhores museus de instrumentos do mundo, comparado em qualidade com o cité de la musique em Paris  . Bruxelas não é um pais caro para se fazer turismo , a gastronomia é muito boa , os belgos falam normalmente 3 idiomas o Neerlandês , o Alemão e o Francës , mas em Bruxela eles falam oficialmente o Francës e o Neerlandês , mas é muito fácil se comunicar no idioma inglës,  para se hospedar   recomendo  o hotel 4 * Premier Carrefur de I Europe , bem perto da Grande praça que pode ser reservado pelo site do www.booking.com  , acredito que 5 dias inteiros é o suficiente para você  aproveitar bem a cidade.Brasileiros não necessitam de visto para turismo ate 90 dias e não é necessário nenhuma vacina , por pertencer ao espaço Schengen é necessário um seguro viagem que cubra 30 mil euros de urgëncia medica para entrar na Belgica

  
                                                   twitter  @luizviajante

                    clique nas fotos para ampliar